Casa Di Vina - Casa de Vinícius de Moraes

Durante todo o ano, de verão a verão, centenas de turistas, brasileiros e estrangeiros, chegam a Salvador, com destino certo: a Casa Divina, Boutique Hotel, na praia de Itapuã.

O que torna esse espaço muito especial e aguça a curiosidade dos visitantes é o fato de ter sido, na década de 1970, a casa do poeta, Vinícius de Moraes e da atriz, Gessy Gesse, protagonistas do amor que deu vida à uma das mais lindas canções do Brasil: Tarde em Itapuã.

Maria Helena - Diretora do Museu

Os dois se conheceram no Rio, e foram apresentados por Maria Bethânia. Reza a lenda que foi paixão instantânea e, minutos depois o Poetinha afirmava: — Vou me casar com você e morar na Bahia. Dito e feito.

Em 18 maio de 1973, o Diário de Pernambuco noticiava: — Vinícios de Morais vai residir em caráter definitivo em Salvador, onde está concluindo uma casa sensacional.

O projeto da casa foi encomendado ao arquiteto Sílvio Robatto que, por sua vez, convidou Jamison Pedra para colaborar no trabalho.

A história conta que eram poucas as exigências do casal: uma banheira de onde se pudesse ver o mar, um e telhado alto, que apontasse, também, para o mar, uma sala de som e muito espaço para receber os amigos.

Quando a construção chegou à fase dos acabamentos estéticos, Udo Knoff foi chamado para criar as artes cerâmicas, que seriam integradas à piscina, aos banheiros do casal e ao banheiro de visitas.

Para o banheiro de visitas ele criou um painel de imensas flores amarelas, que foi instalado dentro do box.

Para os dois banheiros da suíte master, ele criou e executou azulejos e esculturas cerâmicas que, ainda hoje, permanecem no local, em perfeito estado de conservação.

O banheiro de Vinícius, onde fica a banheira, tem a parede de azulejos brancos ornada com pinturas de peixes, estrelas-do-mar e cavalos-marinhos azulejos, em composições variadas.

Já o banheiro de Gessy Gesse, recebeu esculturas. Para a parede, ao lado do box, Udo criou, em cerâmica, um conjunto de moldes e contramoldes de nádegas, em tamanho natural, que foram fixados, na alvenaria, em posições variadas.

A piscina, em formato curvilíneo e revestida por azulejos brancos, ganhou dois conjuntos artísticos: um destinado à borda do tanque e outro, ao banco submerso.

Para a borda, Udo criou um padrão, de fundo azul escuro, sobre o qual destaca-se o elemento decorativo, que é construído pela sobreposição de 3 formas orgânicas, iguais mas, de tamanhos e cores diferentes.

Para o banco ele fez azulejos, que exibem representações estilizadas de seres aquáticos e, também, campos de cor, em espiral, desenhados à mão livre e pintados a pincel.

Após quase 50 anos de contínua exposição ao sol, chuva, vento, salinidade e, principalmente, ao cloro utilizado na higienização da água, os desenhos e as cores dos azulejos, foram perdendo definição, brilho e valor cromático, a ponto de comprometer a percepção artística.

A casa já estava adequada para a hotelaria, e os gestores, zelosos daquele patrimônio, custearam o restauro dos revestimentos. Infelizmente foi uma intervenção mal sucedida e eles buscaram outra solução.

Foram, então, orientados a fazer a readequação da piscina, preservando o significado cultural da obra de Udo Knoff, para a edificação, tanto na criação dos novos revestimentos quando na conservação das peças degradadas.

Hoje a piscina encontra-se revestida por novos azulejos, pintados em atelier, cujos desenhos são criações autênticas de Udo Knoff, escolhidas entre registros de sua produção, ao longo da vida.

Referências:

Diário de Pernambuco, Ed. 00131 – Recife,18.05.1973 – 2º Caderno, p. 4.

FALCÃO, Anna Larissa Gomes; SOUZA, Louise Ramos Lobato. Tarde em Itapuã: a Bahia de Vinicius de Moraes. 60 fls. (TCC, Comunicação Social) UFBA: Salvador, 2012.

Depoimento de Sara Cardoso.

A arquiteta Arilda Cardoso, responsável pelo projeto do hotel, resgatou essas peças do ateliê de Udo e, junto com sua filha Sara, organizou e montou cada painel, dando nova vida aos azulejos.

Pesquisa e produção de textos: Eliana Ursine da Cunha Mello.
Fotografias: Eliana Ursine da Cunha Mello e Marcelo Maia.
Publicado em 06/05/2025

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Obras selecionadas

Piscina
Piscina

Piscina

Esses são os azulejos atuais. Os originais foram removidos por profissionais habilitados para trabalhos com o patrimônio, limpos e preservados como acervo de interesse cultural. Em futuro próximo serão preparados para ficarem em exposição permanente

Azulejos originais da piscina
Azulejos originais da piscina

Azulejos originais da piscina

Os azulejos originais foram removidos por profissionais habilitados para trabalhos com o patrimônio, limpos e preservados como acervo de interesse cultural. Em futuro próximo serão preparados para ficarem em exposição permanente

A imagem integra o projeto de readequação da piscina. Cedidas gentilmente pela restauradora Eliana U. C. Mello.

Painel de flores amarelas
Painel de flores amarelas

Painel de flores amarelas

Para o banheiro de visitas ele criou um painel de imensas flores amarelas, que foi instalado dentro do box.

O banheiro de Vinícius
O banheiro de Vinícius

O banheiro de Vinícius

Parede de azulejos brancos ornada com pinturas de peixes, estrelas-do-mar e cavalos-marinhos azulejos, em composições variadas.

Cavalos-marinhos
Cavalos-marinhos

Cavalos-marinhos

 Os azulejos com pinturas de peixes, que estão no banheiro de Vinícius, onde fica a banheira, possuem pequenos detalhes em ouro 24k, tal como observa-se na composição de cavalos-marinhos, por exemplo. Junto à figura que representa a fêmea, estão pequenos cadeados presos à cauda, e, no tronco da figura que representa o macho, encontram-se diminutas chaves.

 Vinicius achou caro!!
Vinicius achou caro!!

Vinicius achou caro!!

Entre os azulejos de figuras aquáticas, na piscina, um teve destaque especial, pois, Udo usou a sua arte para protestar!! Junto à figura de um peixe ele escreveu:

1USA $- 7,65 Cr (cruzeiros)

1 BRAHMA 2,85

Estes 48 azulejos custaram 2.800 Cr e Vinicius achou caro!!

Udo, Salvador, Bahia - 7 FEV 75

Quando finalizados, os azulejos foram assentados de modo aleatório, nas superfícies, horizontal e vertical, do banco.

A imagem integra o projeto de readequação da piscina. Cedidas gentilmente pela restauradora Eliana U. C. Mello.

Azulejos da borda da piscina
Azulejos da borda da piscina

Azulejos da borda da piscina

A composição dos azulejos da borda da piscina assemelha-se a uma gota d’água, em movimento. Udo usou o mesmo desenho para pintar todas as peças, entretanto, em uma parte, espelhou o molde, garantindo que, no assentamento, um azulejo fosse a complementação exata, do outro.

Azulejos degradados
Azulejos degradados

Azulejos degradados

Estado de degradação dos azulejos originais, antes da remoção e readequação da piscina.

A imagem integra o projeto de readequação da piscina. Cedidas gentilmente pela restauradora Eliana U. C. Mello.

O banheiro de Gessy Gesse
O banheiro de Gessy Gesse

O banheiro de Gessy Gesse

Udo criou, em cerâmica, um conjunto de moldes e contramoldes de nádegas, em tamanho natural, que foram fixados, na alvenaria, em posições variadas.

Banheiro
Banheiro

Banheiro

Azulejos pintados a mão

Udo Knoff 1975

Originais Casa

Vinícius de Moraes

Peixe
Peixe

Peixe

A figura do peixe ocupa quatro azulejos alinhados

Livro de encomendas de Udo
Livro de encomendas de Udo

Livro de encomendas de Udo

A página do livro registra a encomenda de azulejos com o mesmo padrão e cores dos azulejos da piscina da casa de Vinicius de Moraes.

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Explore de perto cada traço, cor e história da azulejaria baiana. Aprofunde-se na arte de Udo Knoff e conheça de perto os detalhes de seus painéis.

Próximo local

Antiga sede do Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica